quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Beneficios de dormir com as luzes acesas! DIABETES

Livro “Diabetes sem medo”
Autores: Leão Zagury (Presidente da SBD), Tânia Zagury e Jorge Guiddci. Editora Rocco

No dia 30 de junho de 2002, o site da BBC Brasil publicou uma reportagem sobre o estudo da Universidade de Cardiff, na Grã-Bretanha, sugerindo que as pessoas com diabetes dormissem com as luzes acessas.

A teoria diz que a medida pode evitar a retinopatia, responsável por causar danos à visão. Sabe-se que a complicação ocorre porque minúsculos vasos sangüíneos na parte traseira dos olhos rompem-se ou são bloqueados.

A retina seria lesada por ausência de oxigenação e o problema aumentaria durante a noite – quando os olhos necessitam de mais oxigênio para enxergar em ambientes escuros. Assim, foi concluído que a claridade pode passar pela pálpebra, fazendo com que os olhos adaptem-se melhor à luz e reduzam o consumo de oxigênio da retina.

Com esses argumentos, teoricamente os estudos fazem sentido, porque a luz promove a dilatação e a circulação. No entanto, é um método que contraria o bem estar. Além disso, possuímos exames avançados que podem detectar a retinopatia ainda na fase inicial e tratá-la de forma correta.

Consultoria Dr. José Egídio Paulo de Oliveira, Professor da Faculdade de Medicina da UFRJ e ex-presidente da SBD.

CLIQUEM NO BANNER E SE INSCREVAM PARA RECEBER MAIS NOVIDADES!








Nenhum comentário:

Postar um comentário